top of page
curiosity_edited_edited.png

A ingestão diária per capita, nos Estados Unidos da América, de teobromina provenientes de alimentos e bebidas estima-se ser 39.05 mg. 

Comunicação de risco em humanos

Os compostos tóxicos primários no chocolate são as metilxantinas teobromina e cafeína. Embora a concentração da teobromina no chocolate seja 3 a 10 vezes superior à da cafeína, ambos apresentam toxicidade e induzem a sintomatologia clínica da intoxicação por chocolate.

dark-chocolate-benefits-main.jpg

DL50 da teobromina nos humanos é 1000 mg/kg

A DL50, também conhecida como dose letal mediana, é definida como a dose de uma substância que é letal para 50% dos indivíduos em estudo. Estes valores são utilizados para comparar perigos químicos, especialmente quando nenhum outro dado toxicológico está disponível.

questions-graphic.png

O que é a DL50?

Sabia que...

Para se tornar perceptível, apresentamos um exemplo:

arte-subir-na-balanca-engordar--emagrece

Uma pessoa que pese 60 kg

Necessitaria de 4,28 kg de chocolate negro sem açúcar para matá-lo.

bar-eighty-dark-chocolate-bar-022-lbs-de
51354_b_4d53c532-170a-4d5c-b7cb-25ab1bc0

Necessitaria de 30 kg de chocolate de leite para matá-lo.

Assim sendo, vemos que se torna um pouco impossível para uma pessoa morrer por consumo excessivo de chocolate. Tendo em conta que uma tablete de chocolate tem por média 150g, seriam necessárias centenas de tabletes de chocolate de leite para se atingir o valor mencionado.

Ainda assim....

A teobromina tem alta lipossolubilidade e, portanto, atravessa as barreiras hematoencefálica e placentária.

Em grandes doses, a teobromina pode causar náuseas e anorexia. Uma ingestão diária de 50-100 g de cacau (0,8-1,5 g de teobromina) está relacionada com a sudorese, tremores e fortes dores de cabeça. Originam ainda aumento da frequência cardíaca, estando este muito relacionado com a dose. Então... As respostas ao composto referido são diferentes consoante a dose, mostrando efeitos limitados com 250 mg e acima destes valores assumem efeitos negativos sobre o humor.

unnamed (1).jpg
parkinson-1024x801.jpg
97677836-stock-vector-heartbeat-line-iso
OccipitalNeuralgia-1200787224-770x533-2-
CINV.jpg

Como entramos em contacto com a teobromina?

iStock-1187784874.jpg
Principal via de exposição.
 
É a mais propícia na população em geral através do consumo de alimentos ricos em teobromina, em especial café, chá e chocolate.
​
​

Via oral

bolinhas-no-braco.jpg
Contacto com a teobromina nos locais de trabalho onde  é produzida ou utilizada, nas diferentes fases de processamento.

Via tópica

unnamed (2).jpg
Inalação de fumo do tabaco (A teobromina foi detetada no tabaco e no fumo do tabaco, como resultado da adição de cacau como aromatizante) ou exposição ocupacional no processamento da Theobroma cacao
​
​

Via inalatória

372-3724081_click-here-icon-png.png

Tratamento

Medidas de emergência e apoio

Mantenha as vias aéreas abertas e auxilie na ventilação, se necessário.

 A hipocalemia geralmente desaparece sem tratamento agressivo.

Trate convulsões e hipotensão, se ocorrerem. 

Benzodiazepínicos, como o lorazepam intravenoso para ansiedade ou agitação extremas. Monitorizar o ECG e os sinais vitais por pelo menos 6 horas após a ingestão ou até que o nível sérico esteja a diminuir. 

Medicamentos específicos e antídoto

Os β-bloqueadores revertem efetivamente os efeitos cardiotóxicos mediados pela estimulação β-adrenérgica excessiva.

Tratar arritmias com propranolol intravenoso ou esmolol, começando com doses baixas e observando o efeito. Devido ao seu tempo de semivida curto e cardiosseletividade, o esmolol é geralmente o escolhido.

Descontaminação Pré-hospitalar

Administrar carvão ativado, se possível.

Tratamento Hospitalar

O carvão ativado pode ser administrado imediatamente, embora a lavagem gástrica deva ser considerada para ingestão em larga escala. Eliminação aprimorada: Carvão ativado com doses repetidas pode aumentar a eliminação.

​

Pacientes gravemente intoxicados (com crises múltiplas, arritmias significativas ou hipotensão intratável) podem necessitar de hemodiálise ou hemoperfusão de carvão.

​

1. Ahlawat AR, Ghodasara SN , Dongre VB, Gajbhiye PU (2014) CHOCOLATE TOXICITY IN A DOG. Ind. J. Vet. & Anim. Sci. Res., 43 (6) 452 - 453

​

2.  IARC Working Group on the Evaluation of Carcinogenic Risks to Humans (1991) Coffee, Tea, Mate, Methylxanthines and Methylglyoxal. Lyon (FR): International Agency for Research on Cancer

​

3. National Center for Biotechnology Information (2021). PubChem Annotation Record for 3,7-Dimethylxanthine, Source: Hazardous Substances Data Bank (HSDB).  https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/source/hsdb/7332. 

​

4. National Center for Biotechnology Information (2021) PubChem Compound Summary for CID 5429, Theobromine. https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/Theobromine. Acedido a 19 de março de 2021

​

5. Ribeiro R, Ribeiro L, Cortezi A, Gomes D, (2019)  INTOXICAÇÃO POR CACAU, CEBOLA E UVA EM PEQUENOS ANIMAIS. PKP. http://189.112.117.16/index.php/revista-cientifica/article/view/207 Acedido a 17 de março de 2021

bottom of page