top of page

Caso clínico 3

image_processing20200410-24721-2ggo0u.pn

Na Suécia, na zona de Estocolmo foram relatadas as mortes de uma raposa vermelha (Vulpes vulpes) e um texugo europeu (Meles meles) num campo de golfe.

1f1f8-1f1ea.png
4f59f875a90be789802e3250ad81ff1e-ilustra

   Na necrópsia ambos os animais mostravam excesso de peso e colapso circulatório agudo. Suspeitou-se de intoxicação por teobromina, pois haviam restos de chocolate disponíveis numa fazenda próxima do local.

 

Para confirmação, o conteúdo gástrico e amostras do fígado de ambos os animais foram analisados por cromatografia líquida de alta pressão de fase reversa e evidenciou a presença de teobromina e de cafeína.

img_435547.png

Foram recolhidas amostras de tecido e fixadas em formalina tamponada a 10% por 24 horas, realizando-se um exame histológico.

raposa_edited.png
Notepad_icon.svg.png

Insuficiência circulatória com congestão

Edema agudo não reativo no fígado, rim, pulmão, linfonodos, coração e meninges

Infiltração de células mononucleares da córnea e edema 

Hemorragias multifocais foram observadas no córtex cerebral e cerebelo do texugo

Fibrose alveolar leve, alveolite granulomatosa crónica e restos degenerados de nemátodes pulmonares foram detetados no texugo.

​

.

.

.

.

Constou-se:

.

A ausência de sinais que remetam para vómito ou diarreia, assim como a obesidade que aparentavam ter, são indicadores fortes para uma intoxicação crónica. 

​

No entanto, é apenas uma especulação devido à falta de dados relativos à toxicidade nestas duas espécies.

​

clipart-images-vet-4.png
question_mark_PNG129.png

Não foi possível determinar qual a quantidade de chocolate que estes animais ingeriram e a capacidade da raposa vermelha e do texugo metabolizar a teobromina é desconhecida.

 

No entanto, como a raposa vermelha e o cão são ambos membros da Ordem Carnivora, família Canidae, podemos associar que a raposa seja tão sensível à teobromina como o cão. Porém, como o texugo pertence à Ordem Carnivora, família Mustelidae, pode não ser tão sensível à teobromina como o cão. Além disso, de acordo com a análise, a concentração de teobromina no fígado no momento da morte no texugo era maior do que na raposa.

fi-ctluxx-exclamation-mark-rounded.png

Assim, concluímos que os animais selvagens também são afetados pela toxicidade da teobromina, devendo o nosso conhecimento ser mais abrangente a fim de sermos capazes de proteger a vida selvagem.

1. Jansson DS, Galgan V, Schubert B, Segerstad CF (2001) Theobromine Intoxication in a Red Fox and a European Badger in Sweden. J Wildl Dis   37 (2): 362–365. https://doi.org/10.7589/0090-3558-37.2.362

bottom of page