top of page
clipart-images-vet-4.png
bem-estar-animal-vaca-a-pastar-Veterinár

Caso clínico 1

280px-West_Germany_1956-1990.svg.png

  No sul da Alemanha, 5 vacas de alto desempenho leiteiro, numa fazenda com cerca de 100 animais tiverem de sofrer eutanásia, uma vez que apresentavam sintomas agressivos como tremores musculares e convulsões.

     O veterinário responsável colocou a hipótese de ser um distúrbio do sistema nervoso central. Foi questionado o tipo de ração fornecido aos animais do gado, pelo que responderam ser uma mistura aparentemente rica de vários cereais.

Porém, as vacas apresentavam-se num estado de magreza com existência de lipidose hepática e enterite. Com base no exame clínico e neurológico, bem como nas análises hematológicos e de necrópsia, os diagnósticos diferenciais botulismo, listeriose, meningite e a forma nervosa da cetose foram excluídos.

img_435547.png

Foi pedida uma amostra da ração onde se notou que apresentava pedaços de chocolate numa concentração equivalente a 0,44%.

Quando esse chocolate foi analisado, mostrou que de 100 gramas 69,7 mg correspondiam a teobromina.

O fazendeiro justificou isto como uma tentativa de aumentar a densidade energética da ração.

transparent.png
fi-ctluxx-exclamation-mark-rounded.png

É importante notar com isto que, embora outras espécies de animais como o cão ou o gato sejam mais propensas a estas intoxicações, não devemos esquecer que a toxicidade da teobromina também pode acontecer em ruminantes em certas ocasiões e que o uso de chocolate na ração para o gado não deve ser considerado seguro, pelo contrário, deve ser evitado.

1. Klein C, Feist M,  Knubben‐Schweizer G, Dobenecker B (2020)  Case of suspected theobromine poisoning in dairy cattle. Journal of Animal Physiology and Animal Nutrition 00:1-5. https://doi.org/10.1111/jpn.13469

bottom of page