top of page
dog-with-chocolate_edited.png

Comunicação de risco em animais

A quantidade de teobromina encontrada no chocolate é suficientemente pequena para que possa ser consumido com segurança pelo Homem em grandes quantidades. No entanto, os nossos patudos metabolizam a teobromina mais lentamente, originando uma acumulação tóxica no organismo e, por isso, podem facilmente ingerir a quantidade de chocolate suficiente para causar intoxicação.


​

Gato Eyed Verde

Apesar da teobromina ser mais tóxica para os gatos, é mais frequente ocorrer intoxicação no cão doméstico, visto que estes percecionam o chocolate como um alimento mais saboroso e são menos seletivos na sua dieta, em oposição aos gatos.

Raposa vermelha

Também há relatos de mortes após o consumo de chocolate em animais selvagens, como em papagaios, raposas e texugos.

Retrato do cão

Os cães são os que mais recorrentemente sofrem intoxicações por ingestão de chocolate, o que pode resultar em arritmias cardíacas potencialmente fatais e disfunção do sistema nervoso central. 

A maior parte das intoxicações por chocolate nos animais domésticos ocorre nas épocas festivas, como a Páscoa e o Natal. É nestas alturas que há maior disponibilidade deste alimento nas nossas casas, o que faz com os nossos patudos tenham maior acesso e muitas vezes é-lhes oferecido pelos donos.

​

Mas será que os nossos amiguinhos podem deliciar-se com chocolate? NÃO!

O chocolate, particularmente o seu composto principal (teobromina), é tóxico para os nossos animais e de forma alguma podemos oferecer-lhes chocolate! Pode até ser fatal se houver uma ingestão de grande quantidade do produto. 
 

É necessário que o animal ingira uma grande quantidade de chocolate para ocorrer uma intoxicação?

Não necessariamente. Os efeitos negativos dependem da dosagem, do tamanho do cão e do tipo de chocolate. Quanto menor o cão, menos ele precisa ingerir para apresentar sinais de intoxicação. 

​

A teobromina fica em média cerca de 17,5 horas no organismo e, à medida que o tempo vai passando, vai sendo absorvida e consequentemente causando vastos sintomas.

​

Para saber mais sobre as quantidades que o seu animal tem de ingerir para produzir toxicidade, clique aqui para ver mais!

372-3724081_click-here-icon-png.png

Sintomatologia

clock--v2.png

Os sintomas de intoxicação começam a aparecer geralmente 6 a 12 horas após a ingestão do composto.

20 mg/kg: Sinais leves, como vómitos, diarreia, polidipsia

40-50 mg/kg: Efeitos cardiotóxicos 

60 mg/kg: Podem ocorrer convulsões

Apesar da LD50 da teobromina para os animais ser à volta dos 200-300 mg/kg, ocorrem sinais graves e até mesmo fatais para baixas doses. Isto vem a confirmar a existência de uma sensibilidade individual ao composto.

cropped-dog-training-and-behaviour-solut
GettyImages-528558829-11.png
cartoon-sick-dog_29190-2527_edited_edite

A polidipsia (sede), vómitos, diarreia, distensão abdominal e a inquietação estão portanto entre os sintomas iniciais.

>

>

Dependendo da tolerância individual e da quantidade consumida, os sintomas podem piorar para situações mais graves, podendo ser fatal. Nesta situação, já estando envolvidas arritmias cardíacas, hipertermia e insuficiência respiratória.

>

Podem evoluir para hiperatividade, poliúria, ataxia, rigidez, tremores e convulsões.

Tratamento

Mantendo em conta que ainda não existe um antídoto para este tipo de intoxicação, o tratamento baseia-se em estratégias de alívio e estabilização dos sintomas, sendo esta uma prioridade pois há sinais clínicos que persistem até 72 horas em casos mais graves. 

Âncora 2
dog_PNG50380.png
Transparent-OrangeWhiteCat-764x1024.png

Para animais sintomáticos, geralmente realiza-se uma descontaminação  e providencia-se tratamento de suporte. Deve haver controlo das convulsões com diazepam ou barbitúricos, monitorização do ritmo cardíaco para controlar possíveis arritmias, manutenção da termorregulação, correção

de anormalidades ácido-básicas e eletrolíticas e colocação

de um cateter urinário.

Outros riscos associados ao chocolate

Intoxicações paralelas

Âncora 3

 

  • Alguns chocolates são recheados com álcool ou café e tanto o etanol como a cafeína são também possíveis indutores de toxicidade no animal. 

 

  • O próprio chocolate também é constituído, para além da teobromina, por cafeína. Apesar de em muito menor quantidade (3-10 vezes menos), também pode provocar intoxicação.

 

  • Há que ter em atenção que o consumo de chocolates pelos animais provoca cáries, devido ao açúcar presente nestes alimentos.

​

  • Além disto, o alto teor de gordura dos produtos de chocolate pode desencadear pancreatite em animais suscetíveis.

transferir%20(1)_edited.png

Se acredita que o seu animal ingeriu chocolate...

c2f7e88b33f114c63d72cae87e22025a.png

Ligue para o seu veterinário imediatamente, para o Centro de Informação Antivenenos (CIAV) ou para a linha saúde animal 24 para obter conselhos.

Saúde-Animal-24-Veterinária-Atual--810x4
66415077_2526981587346907_75281024116640

Conforme o tamanho do animal e a quantidade de chocolate que ingeriu, pode ser aconselhada apenas a monitorização do animal quanto aos sinais clínicos e restabelecer ligação se a situação piorar. Noutros casos, a ida ao veterinário é requerida.

1.  Ahlawat AR, Ghodasara SN , Dongre VB, Gajbhiye PU (2014) CHOCOLATE TOXICITY IN A DOG. Ind. J. Vet. & Anim. Sci. Res., 43 (6) 452 - 453

​

2.  AKC Staff (2019) What to Do if Your Dog Eats Chocolate.The American Kennel Club. https://www.akc.org/expert-advice/health/what-to-do-if-your-dog-ate-chocolate/ Acedido a 5 de março de 2021

​

3. Animed (2015) Efeitos do Chocolate nos Animais. Animed. https://animed.pt/efeitos-chocolate-animais/. Acedido a 20 de março de 2021

​

4. Grupo Fozcanis (2016) INTOXICAÇÃO POR CHOCOLATE. Grupo Fozcanis.https://www.fozcanis.pt/2016/informacoes/geral/intoxicacao-por-chocolate/. Acedido a 20 de março de 2021

 

5. Gwaltney-Brant S, DVM , PhD (2001) Chocolate intoxication. Veterinary Medicine Publishing Group. https://aspcapro.org/sites/default/files/m-toxbrief_0201.pdf Acedido a 5 de março de 2021

​

6. Gwaltney-Brant  SM, DVM, PhD, DABVT, DABT, University of Illinois (2013) Chocolate. MSD and the MSD Veterinary Manual. https://www.msdvetmanual.com/toxicology/food-hazards/chocolate?fbclid=IwAR23dtiBbNujnzKp3T7yqfhGA1TKaRvSXlXmzeQfmxO-XYAuAT4iy2dSFv0

Acedido a 5 de março de 2021

cats_dogs_trimmed_ppt_compress.png
Âncora 1
bottom of page